quarta-feira, 30 de julho de 2014

TOP 10 NFL QB's - #07 ELI MANNING

Dando sequência ao meu ranking  dos Top 10 QB, vem ai Eli Manning.

Elisha Nelson Manning tem 33 anos e é o QB do New York Giants. Eli é o mais novo de uma família conhecida no mundo da bola oval. Seu irmão Peyton, 38 anos e ainda em atividade, é hoje QB titular do Denver Broncos e ainda é um dos maiores na sua posição. Os irmão Manning tiveram a quem puxar já que seu pai Archie Manning também foi jogador da NFL, defendendo as cores do New Orleans Saints, e apesar de nunca ter terminado uma temporada com mais vitórias que derrotas é respeitado no meio do futebol americano.

Voltando a Eli, ele estudou na Universidade de Mississippi tendo bons números entre 2001 e 2003 sempre com cerca de 3000 jardas aéreas terminando sua carreira universitária em 2003 com o título no SBC Cotton Bowl Classic ainda sendo eleio o MVP ofensivo. Também foi indicado ao Heisman Trophy mas acabou na terceira colocação na votação. Com esses bons números, Eli foi a primeira escolha do Draft de 2004 onde foi selecionado pelo San Diego Chargers e acabou envolvido na troca com os Giants que resultou também com Philip Rivers em San Diego.

No seu primeiro ano de profissional nada de brilho, inclusive terminou um jogo contra o Baltimore Ravens com 0.0 de passing rating, mas contou com a chegada de Tom Coughlin para Heag Coach. A partir de 2005 Manning sempre lançou pra pelo menos 3000 jardas. Com um recorde de 11-5 levou o titulo da NFC East e a classificação para a pós temporada. 

Mesmo contestado as vezes pela imprensa, Eli possui dois títulos do Super Bowl, aliás sobre os Patriots de Tom Brady nas duas oportunidades. No primeiro em 2007, os Giants passaram por cima do até então invicto New England Patriots, vencendo por 17-14, depois de terminar a temporada regular 10-6. Em 2011, a vitória foi por 21-17 depois de uma temporada regular de 9-7.

Eu não sou o maior fã de Eli Manning, porém não se pode discutir muito quando se tem dois Super Bowls no currículo. É um jogador que claramente cresce em momentos decisivos e não sente muito a pressão de certos momentos. Mas se for analisar o elenco dos Giants faltam recivers de maior qualidade e é claro que a participação de bons defensores também ajudaram nos resultados. Manning foi selecionado tres vezes ao Pro-Bowl.



Nenhum comentário:

Postar um comentário