sexta-feira, 2 de maio de 2014

O MILAGRE DE ROB RYAN!

Se a defesa do New Orleans Saints foi a pior 2012 (a pior da história da NFL também) em 2013 a mesma defesa deu um salto imenso de produtividade terminando como a 4ª melhor da temporada. É valido dizer que a temporada de 2012 dos Saints foi muito conturbada, especialmente com as punições ligadas ao "bountygate" onde o tecnico Sean Payton acabou afastado por 1 ano. Sem o seu head coach, que sem dúvida alguma está entre os melhores da NFL, a equipe desandou e teve a pior temporada dos últimos anos. Com uma defesa fragilizada comandada por Steve Spagnuolo o Saints sofreu bastante e acabou a temporada com números assustadores. 

Mas então veio o ano de 2013, os Saints trouxeram Rob Ryan para o cargo de coordenador defensivo e foi onde começou a mudança. De um começo 0-4 para um começo 4-0.Sim, a defesa mudou da água para o vinho, e ai que entra o grande trabalho do Rob Ryan. No primeiro jogo da temporada regular contra os Falcons em New Orleans a defesa decidiu o jogo a favor dos Saints. 

A defesa não sofreu grandes mudanças em relação ao elenco, mas sim no sistema e na motivação. Primeiro a defesa passou do sistema 3-4 para o 4-3 favorecendo uma cobertura para o jogo aéreo. Ryan trouxe uma grande movimentação pré snap com muitas variações quem confundem os adversários deixando 4 jogadores na pressão e 7 cobrindo o jogo aéreo. Galette e Jordan comandaram a maquina de sacks na temporada. Outra característica marcante foi a força da defesa nas terceiras decidas. A chegada de Keenan Lewis e Kenny Vacarro e também a grande temporada de Cameron Jordan, Junior Galette, Curtis Lofton e Jabari Greer colocou a defesa de New Orleans no Top 5 da liga. 

Para a próxima temporada, os dedos de Rob na defesa já estão se mexendo. Saints dispensou 4 jogadores : Jonathan Vilma, Malcon Jenkins, Jabari Greer e Will Smith apostando na chegada do veterano Champ Bailey e em um bom Draft 2014 para a renovação do setor que em um segundo ano de trabalho já estarão mais adaptados ao estilo de trabalho de Rob Ryan. 

Não há duvidas de que Ryan teve um papel muito importante na campanha passada dos Saints, não sozinho, mas trouxe de volta uma defesa como a de 09/10 onde a equipe forçava turnovers e pressionava o QB adversário. Acredito no trabalho que está sendo feito e vejo uma grande evolução pra temporada seguinte. Sim, ele fez milagre...


Nenhum comentário:

Postar um comentário