terça-feira, 29 de abril de 2014

TIM TEBOW, DO SUCESSO AO ESQUECIMENTO

Tim Tebow é um QB formado na Universidade da Flórida e escreveu uma grande história no college football. Em 2006 no seu primeiro ano Tebow era reserva de Chris Leak, mas esteve presente no grupo que ganhou o BCS National Championship. Em 2007 em seu primeiro ano como titular o QB venceu o grande Troféu Heisman devido a uma temporada cheia de recordes batidos, como por exemplo o numero de touchdowns totais (passados + corridos) e numero de touuchdowns corridos em uma mesma temporada e um mesmo jogo. Em 2008 levou mais uma vez o BCS Championship dessa vez como titular além de ter uma campanha de 13-1 e foi eleito o MVP. Em 2009 Tebow também só perdeu uma partida e encerrou sua carreira de futebol universitário marcando o seu nome no livro dos recordes da NCAA com 5 recordes.

Com todo esse sucesso no College Football Tim Tebow foi selecionado na primeira rodada do Draft de 2010 (25ª posição) pelo Denver Broncos. E na sua temporada de estreia participou de seis jogos como backup QB entrando em jogadas de wildcat e como titular nos últimos três jogos acabou anotando um total de 645 jardas, 5 TDs e 3 INTs alem de correr pra 227 jardas e 6 TDs. Jé em 2011, Tim Tebow era reserva do QB Kyle Orton mas após um inicio difícil para os Broncos (1-4), Tebow entrou na metade do jogo da semana 5 daquela temporada e não saiu mais. Os broncos ganharam 7 dos últimos 11 jogos da temporada e Tebow levou os Broncos para os playoffs com a melhor campanha da AFC Oeste. Tebow terminou a temporada com o pior percentual de passes completados entre os QB titulares da liga mas apesar disso levou sua equipe de volta aos playoffs depois de um bom tempo. Tebow nunca deixou de ser criticado por sua “habilidade”, mas ele protagonizou um dos momentos mais emocionantes e inesperados da NFL nos últimos anos. No WildCard contra os Steelers, Tebow liderou a equipe a vitória no tempo extra com um passe para um touchdown de 80 jardas na primeira jogada do tempo extra. Depois os Broncos acabaram eliminados pelos Patriots.

Depois dessa boa temporada, Tebow acabou perdendo espaço coma chegada de Payton Manning em Denver. Acabou trocado com os Jets, mas também não jogou e ficou na reserva de Mark Sanchez. Mas sempre sofrendo muitas criticas quanto a sua técnica acabou dispensado. Chegou a ir para New England mas logo foi cortado ainda na pré-temporada. Depois disso a carreira de Tebow não andou mais pela NFL, cogitado a jogar na CFL ( liga canadense ). Hoje Tebow é comentarista técnico de futebol americano na ESPN.


Apesar de saber que Tim Tebow não é nenhum fenômeno tecnicamente, é difícil entender como ele não tem espaço em nenhum time da liga nem mesmo como backup. O fato é que ele nunca foi unanimidade ou grande estrela. Mas Tebow levou os Broncos aos playoffs, venceu nos playoffs (tudo bem que a campanha deve-se também a boa defesa de Denver em 2011). Sinceramente, eu gosto do Tebow, acho uma figura da NFL, e um dos melhores momento que vi na NFL Tebow protagonizou. Segue o vídeo deste momento:












Um comentário:

  1. Fera Mateus, também curto o Tebow, os Jets fizeram um péssimo negócio, Geno é muito fraco!!!

    ResponderExcluir